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Conheça os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

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Ter eficácia consiste em alcançar os resultados planejados e desenvolver tarefas de modo competente e produtivo. Sendo assim, fica fácil concluir que essa habilidade é desejada pela maioria das empresas, especialmente para quem atua em posições de liderança.  No livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, há dicas e informações importantes a respeito.

Nele, seu autor, o escritor Stephen R. Covey, fez dele um best-seller desde o seu lançamento, em 1989. São pelo menos 15 milhões de cópias vendidas em mais de 30 idiomas.

No livro, que se tornou sua obra-prima, Covey enumera o que considera os princípios comuns entre quem atinge altos níveis de eficácia e ensina o leitor a alcançar cada um deles. Mesmo 30 anos depois de seu lançamento, são dicas que continuam atuais, pois o autor as escreveu pensando no que chama de “ética do caráter”, que para ele contém atributos universais e atemporais.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazesestão divididos em três grupos:

  • Os três primeiros contêm aquelas habilidades que dependem do indivíduo, levando-o da dependência à independência;
  • O quarto, o quinto e o sexto são sobre desenvolver o trabalho em grupo, a colaboração e a comunicação, indo da independência à interdependência;
  • O sétimo é focado na melhoria contínua e envolve todos os anteriores.

São 7 os hábitos das pessoas altamente eficazes e funcionam como os degraus de uma escada. Neste post, trazemos um resumo de cada um deles. Confira!

1. Seja proativo

Esse é o primeiro hábito apresentado no livro porque, para o escritor, agir de forma proativa é um fator determinante entre ser ou não ser eficaz. Para Covey, proatividade é mais do que tomar iniciativa ou pensar positivamente: quem adota uma atitude proativa antecipa os problemas e também não foge quando é impossível evitá-los.

O autor aponta que nós temos o instinto de influenciar o mundo ao nosso redor sendo proativos, e é isso que nos torna diferentes dos animais. Podemos decidir como reagiremos a cada um dos estímulos que recebemos. E essa pode ser uma forma de tomarmos controle do nosso próprio futuro.

O oposto da proatividade seria a reatividade, que consiste em reagir a circunstâncias externas deixando que as emoções flutuem de acordo com o que acontece ao redor. Na proatividade, por outro lado, é possível determinar o próprio clima, sem se afetar pelas condições externas. Por isso que uma pessoa eficaz raramente coloca a culpa no exterior, preferindo assumir a responsabilidade pelas atitudes que tomou.

2. Tenha um objetivo em mente

Você já trabalhou só por trabalhar, sem ter um objetivo? Se você quer ser eficaz, para Covey, esse é o caminho errado. Além da proatividade, o autor aponta que é mais fácil resolver problemas quando se tem um objetivo bem definido. Dessa forma, é possível focar em sua missão, eliminando outras atividades que não farão você chegar onde gostaria.

Para o autor, ser só eficiente, realizando diversas tarefas rapidamente, não tem utilidade se você não sabe por qual motivo está fazendo isso. Para evitar esse problema, o melhor é ter clareza sobre seus objetivos no longo prazo. Perguntar-se sobre como você gostaria de ser lembrado no futuro é um bom ponto de partida para definir a sua missão e os valores em que acredita, por exemplo. Assim fica mais fácil seguir uma direção com segurança.

3. Primeiro o mais importante

Para alcançar seus objetivos bem definidos do item anterior, é importante ter hábitos que os transformem em ações. Para Stephen R. Coey, uma maneira de fazer isso é dando prioridade ao que mais vale a pena. Independentemente da ferramenta usada, o autor diz que é preciso lembrar de uma regra simples: colocar o mais importante em primeiro lugar. Nessa ideia, as tarefas mais importantes são realizadas e as menos urgentes são colocadas em segundo plano.

E quando tudo parece urgente? Para definir a ordem de importância, relembre seus objetivos finais. As tarefas mais importantes são aquelas que fazem você estar mais perto de alcançá-los. São projetos que muitas vezes não parecem urgentes, mas fazem parte de um plano maior e que, no longo prazo, farão a diferença. Aprender a dizer não é uma dica do autor para ajudar nessa priorização.

4. Mentalidade ganha-ganha

O mundo atual é competitivo, e nas empresas não é diferente. Por isso muita gente vê situações do dia a dia como uma forma de competição em que alguém precisa perder para que o outro possa ganhar. Mas, para o autor, isso vai contra a eficácia. O melhor é ter uma mentalidade “ganha-ganha” (win-win, em inglês), que consiste em esforçar-se na procura de soluções benéficas para todos e entender que é melhor quando a coletividade sai ganhando.

Para o escritor, nem todas as situações precisam ser de competição. O problema, além da competição desnecessária, é que quando duas pessoas que veem o mundo sob a ótica do “ganho-perda” se encontram, o resultado pode ser de “perda-perda”. A competição pode impedir um relacionamento positivo entre pessoas, ao passo que a mentalidade “ganha-ganha” permite construir relações duradouras, já que requer sair de dentro de si para pensar no próximo.

Que tal procurar encontrar uma solução boa para todos na próxima discussão? A tarefa é difícil e exige paciência, mas os relacionamentos de confiança que serão construídos por causa disso podem valer a pena!

5. Procure primeiro compreender, depois ser compreendido

Antes de oferecer uma solução, é preciso ouvir os problemas das pessoas com empatia. Em um mundo em que muita gente quer falar, mas ninguém quer ouvir, escutar pode ser uma boa qualidade.

Por isso que a quinta dica de Covey é oferecer soluções só depois de ter de fato diagnosticado o problema. Para isso, primeiro é preciso compreender, para depois ser compreendido. E isso exige atenção para escutar os problemas dos outros!

6. Crie sinergia

Essa é uma dica que vale especialmente para os líderes que buscam mais eficácia. Ao compreender os problemas dos outros, é possível criar sinergia, que permite criar novas alternativas e abrir novas possibilidades. Primeiro você busca entender, depois encontra força e utilidade nas perspectivas diferentes, criando novas possibilidades e mais situações em que todos saem ganhando.

Para isso, valorize as diferenças para expandir suas perspectivas e procure o lado bom nos outros. Cada pessoa vê o mundo por meio da sua perspectiva e é possível concordar ou não, mas uma combinação de diversos pontos de vista pode levar à criação de um ambiente de cooperação. São resultados que seriam difíceis de alcançar trabalhando individualmente..

7. Afine seu instrumento

O último hábito é o da melhoria constante e envolve quatro dimensões, que devem ser exercitadas de forma regular e equilibrada, pois são um investimento em você mesmo. Essas dimensões são: física, espiritual, social e mental.

Isso inclui fazer exercícios e comer bem (dimensão física); comprometer-se com seus valores e meditar (espiritual); expandir os conhecimentos, lendo bons livros e escrevendo, por exemplo (mental); e desenvolver relacionamentos de significado (social).

Bônus: aproveite as possibilidades da tecnologia

Além das dicas do livro de Covey, nossa dica bônus é que você aproveite as possibilidades oferecidas pela tecnologia atualmente para ser ainda mais eficaz. No mundo corporativo, já é possível automatizar uma série de tarefas repetitivas, focando naquelas que são mais criativas e estratégicas, por exemplo.

Uma ferramenta que impacta positivamente a liderança das organizações é o software de controle efetivo da jornada de trabalho, que funciona integrado à ferramenta de marcação de ponto. O Scua Logon, por exemplo, oferece ao líder mais controle sobre a jornada dos colaboradores de forma automatiza, o que garante a produtividade e ajuda a reduzir custos com horas extras e passivos trabalhistas

Funciona desta forma: os funcionários só podem iniciar o trabalho depois que registram o início da jornada no sistema. O mesmo vale para intervalos de descanso e refeições. Ao fim do horário de trabalho, a máquina é bloqueada. Se for preciso fazer horas extras, é necessário solicitar permissão ao gestor. Também é possível configurar a quantidade máxima de horas extras diárias e determinar quem está ou não sujeito ao controle de jornada e bloqueio. Conheça mais sobre o Scua Logon clicando aqui.

Esperamos que as dicas desse post tenham sido úteis para que você aumente sua eficácia. Se tiver outras sugestões, compartilhe com a gente!

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