Adicional noturno o que é e como calcular

Adicional noturno: o que é e como calcular essa forma de compensação e reconhecimento

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Trabalhar durante a noite é uma realidade para muitas pessoas, especialmente em algumas profissões, como para policiais, enfermeiros e seguranças. Essa demanda deu origem ao adicional noturno, previsto por lei para quem trabalha no período da noite.

Conheça mais sobre esse benefício e aprenda como calculá-lo:

O que é adicional noturno

O adicional noturno é considerado pela legislação trabalhista como uma forma de compensação e reconhecimento aos trabalhadores que cumprem uma jornada de trabalho durante a noite. Isso porque trabalhar no horário em que a maioria das pessoas está descansado é considerado mais prejudicial e desgastante para o organismo.

Nas áreas urbanas, a lei considera como noturno o trabalho realizado entre as 22h e as 5h. Como é uma carga horária que pode causar desgaste para o trabalhador, ele tem uma hora reduzida da jornada, mas continua recebendo de forma integral. Para cada hora trabalhada, recebe uma remuneração a mais, que é o adicional noturno.

Nas áreas rurais, em que se trabalha com agricultura, o adicional noturno é considerado a partir das 21h. Já na pecuária, é contado a partir das 20h.

Hora noturna e hora diurna: qual a diferença?

Em áreas urbanas, as horas noturnas são calculadas de forma bem diferente das diurnas. Se no período diurno 1h equivale a 60min, no período noturno são 52min e 30s.

Como calcular o adicional noturno

A cada 52min e 30s trabalhados em horário noturno, contabiliza-se 1h completa, paga integralmente junto com uma remuneração extra de mais 20%.

Por exemplo, imagine uma pessoa que trabalha das 23h às 5h. Na prática, ela trabalhou por 6h, mas, por conta do adicional noturno, é como se tivesse trabalhado 7h, já que cada hora da jornada noturna vale 52min30s. Para cada hora trabalhada, o colaborador recebe 20% de remuneração extra.

Lembrando que esses benefícios não valem para quem inicia a jornada fora do horário noturno. Por exemplo, quem começa trabalhar as 19h em ambiente urbano, recebe as 3 primeiras horas normalmente e conta com o adicional somente a partir das 22h.

Como evitar o adicional noturno

Para quem tem uma empresa, o adicional noturno pode significar uma despesa a mais. É certo que para alguns segmentos é necessário ter colaboradores trabalhando durante a noite e, nesses casos, não há o que fazer senão seguir a legislação trabalhista.

Mas, para quem acaba precisando arcar com os custos de adicional noturno por conta de improdutividade, por exemplo, é possível estimular a equipe a produzir mais no período diurno para economizar.

Uma forma de fazer isso é por meio de ferramentas que trabalham integradas ao software de marcação de ponto da sua empresa, controlando a jornada de trabalho dos funcionários.

Esse tipo de solução é vantajosa porque oferece ao empregador mais controle sobre a jornada de trabalho dos funcionários, o que reduz gastos com horas extras e passivos trabalhistas. Também é benéfico para a equipe, que é mais produtiva nos horários em que deve trabalhar, garantindo o tempo de descanso.

Um exemplo desse tipo de software é o Scua Logon. Com ele, cada funcionário só pode iniciar seu trabalho em uma máquina após registrar o início da jornada no sistema. O mesmo acontece com intervalos. Quando a carga horária de trabalho termina, a máquina é bloqueada.

Essa é uma forma de estimular um aproveitamento melhor das horas de trabalho, diminuindo a necessidade de fazer horas extras e, por consequência, as despesas da empresa.

Caso as horas extras sejam realmente necessárias, no entanto, é preciso solicitá-las e obter permissão para continuar tendo acesso à estação de trabalho. O colaborador pede horas extras ao gestor, que pode aprovar e liberar o acesso no sistema ou aprovar e encaminhar o pedido ao RH para que o mesmo faça a alteração. Após a liberação, o funcionário pode ter acesso novamente.

Também é possível configurar a quantidade máxima de horas extras diárias e determinar quem está ou não sujeito ao controle de jornada e bloqueio.

Conheça mais sobre o Scua Logon.


Deixe uma resposta