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Como exercer uma liderança de equipe mais assertiva em banco e financeiras

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Assertividade é um termo que teve seu sentido modificado recentemente. Em português, originalmente significa uma afirmação enfática sobre algo, uma ideia defendida com afinco por uma pessoa.

No entanto, traduzida do inglês assertiveness, passou a descrever no meio corporativo a habilidade de expressar ideias com clareza, sem violar os direitos dos outros. Nas empresas, é considerada uma habilidade desejável, representando um meio-termo entre os extremos do excesso de posicionamento e da falta dele.

A assertividade é ainda mais desejável quando se trata de pessoas em cargos de liderança, pois ajuda a incentivar o bom desempenho da equipe, sobretudo em bancos e financeiras. Neste post, trazemos algumas dicas de como exercer uma liderança de equipe mais assertiva em sua empresa.

Por que a assertividade é importante para líderes em Bancos e Financeiras

A liderança assertiva é importante porque ajuda a criar vínculos com a equipe, levando-a fazer o que é necessário para que as metas da empresa sejam alcançadas e comprometendo-se com o sucesso coletivo.

Além disso, o líder assertivo deixa a equipe livre para concordar ou discordar do que ele diz, deixando os colaboradores livres para decidir como querem trabalhar, no entanto sem deixar de lado os objetivos e as metas da empresa.

Como ter uma liderança assertiva

Comunicação clara

Comunicar ideias de forma clara e objetiva são pré-requisitos da assertividade. O líder que deseja ser assertivo não pode dar voltas antes de expressar uma ideia. Ele fala o que precisa ser dito, sem no entanto perder o tato com os liderados. A comunicação clara vai evitar mal entendidos no futuro e deixar os colaboradores bem alinhados sobre suas responsabilidades.

 

Argumentação

Uma boa maneira de defender suas ideias sem no entanto ofender ou magoar as pessoas é usando argumentos fortes combinados com palavras suaves. Levantar a voz e falar de maneira agressiva não é a melhor opção. No lugar de liderar, você vai ofender as pessoas. Já argumentar apresentando dados e ideias elaboradas é importante para convencê-los de que vale a pena seguir suas ideias.

Enfrentamento de problemas de liderança em Bancos e Financeiras

Resolver problemas e gerenciar crises são outras atribuições do líder. E o gestor que deseja ser assertivo no seu trabalho precisa focar nos problemas, não no enfrentamento de pessoas. Posicionar-se de maneira convincente, imparcial e sem prejudicar as relações entre os colegas são algumas das tarefas de quem deseja ser um bom líder.

Respeito

Parece básico, mas saber respeitar o limite dos liderados é algo que deve fazer parte do dia a dia do líder. Embora a assertividade envolva comunicar-se com clareza e impor a própria vontade sem soar autoritário, também é preciso escutar a opinião dos colaboradores, ouvindo-as sem julgamentos.

Poder descentralizado

A liderança assertiva não tenta dar conta de todas as atividades sozinha. Um bom gestor compartilha as metas e os planos da empresa com os liderados, deixando-os informados sobre o que ocorre no dia a dia. Assim, todos podem pensar juntos em soluções.

Ajuda da tecnologia

Acompanhar os colaboradores de perto pode acarretar em microgerenciamento. O melhor é contar com a ajuda da tecnologia, que acompanha as atividades de perto enquanto você foca em tarefas mais estratégicas para a empresa.

Softwares que fazem um controle efetivo da jornada de trabalho ajudam a conhecer como o trabalhador usa suas horas no computador: os sites que visita, os aplicativos que usa etc. Também dá para controlar o acesso do colaborador ao computador da empresa, limitando-o aos horários de trabalho, e limitar as horas extras, que precisam ser pré-aprovadas pelo gestor para que possam ser realizadas. Assim é possível contribuir para uma maior assertividade na liderança em bancos e financeiras.

Scua Logon

O Scua Logon é um software de controle efetivo da jornada de ponto que funciona integrado ao seu software de ponto. Com ele, cada funcionário só pode iniciar seu trabalho em uma máquina após registrar o início da jornada no sistema. O mesmo acontece com intervalos. Quando a carga horária de trabalho termina, a máquina é bloqueada.

Nosso software estimula um aproveitamento melhor das horas de trabalho, diminuindo a necessidade de fazer horas extras e, por consequência, as despesas da empresa. Também é bom para a equipe, que é mais produtiva nos horários em que deve trabalhar, garantindo o tempo de descanso e a qualidade de vida.

Mas, caso as horas extras sejam realmente necessárias, é preciso solicitá-las e obter permissão para continuar tendo acesso à estação de trabalho. O colaborador pede horas extras ao gestor, que pode aprovar e liberar o acesso no sistema ou aprovar e encaminhar o pedido ao RH para que o mesmo faça a alteração.

Após a liberação, o funcionário pode ter acesso novamente. Também é possível configurar a quantidade máxima de horas extras diárias e determinar quem está ou não sujeito ao controle de jornada e bloqueio.

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Com ele, é possível restringir o acesso dos colaboradores à estação de trabalho de acordo com a carga horária determinada para cada usuário, de forma simples e automatizada.

Horas extras ou extensões de jornada serão aplicadas em um fluxo de aprovação automatizado e previamente autorizado pelo gestor. Simples e fácil.

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