Planejando - 2019

Planejamento 2019: cinco dicas para transformar o departamento pessoal

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O ano novo chegou e, com ele, a hora de avaliar as ações realizadas nos meses que passaram. É nessa hora que empresas fazem um balanço, avaliando as iniciativas que deram resultado e as que não deram e, é claro, planejando 2019.

O departamento pessoal tem se tornado cada vez mais estratégico para empresas e há algumas tendências que você pode adotar no ano que começa. São ideias para transformar o seu departamento pessoal e torná-lo ainda mais essencial para o funcionamento da empresa. Se você ainda não faz essas ações, considere-as no seu planejamento 2019 e prepare-se para os desafios desse ano que acaba de começar.

 

1. Retenção de talentos

Reter talentos é um grande desafio do departamento pessoal, nas empresas em que o setor fica responsável por isso. Para que os colaboradores continuem na empresa, é preciso que estejam motivados, o que requer planejamento e estratégia. No entanto, é algo em que vale a pena investir. Isso porque, conforme tem-se observado cada vez mais, reter funcionários é mais vantajoso do que contratar e treinar novas pessoas o tempo todo.

Para isso, departamentos pessoais bem-sucedidos têm investido em uma cultura organizacional forte. Ter objetivos que vão além do lucro é algo que atrai as novas gerações. Mas isso não pode ficar restrito ao discurso. É importante que a empresa mostre no dia a dia, por meio de ações, que está engajada em cumprir seu propósito. Essa é uma maneira de manter os colaboradores engajados em torno de um objetivo comum.

Desenvolver um plano de carreira é outra forma de manter os colaboradores na empresa. Afinal, fica bem mais fácil se esforçar quando esse esforço pode ser revertido em uma recompensa, como uma promoção ou aumento salarial. Aqui, cabe ao DP criar uma política de cargos e salários transparente, deixando claro os critérios para subir de nível.

Além disso, o departamento pessoal pode montar um pacote de benefícios que seja atrativo para os funcionários, indo além do previsto em lei. Descontos em lojas e serviços parceiros são uma ideia.

 

2. Flexibilidade

O perfil dos colaboradores tem mudado bastante, de modo que a flexibilidade é cada vez mais parte do cotidiano. Se antes as pessoas buscavam trabalhar por anos na mesma empresa, construindo uma carreira, hoje a prioridade são empregos que tragam satisfação e benefícios mais de curto prazo, como equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Muitas vezes, isso se traduz em trabalho remoto, jornadas flexíveis, dentre outros. Em paralelo, leis como a reforma trabalhista têm acompanhado esse movimento.

Por isso, cabe ao departamento pessoal oferecer aos colaboradores as condições necessárias para jornadas mais flexíveis, liberando o trabalho remoto e contratando uma solução de ponto online, por exemplo, que não exige que o colaborador compareça à empresa para fazer a marcação.

 

3. Processos mais modernos e inteligentes

Tornar os processos do departamento pessoal mais inteligentes e modernos diz respeito a agir com rapidez, mas sem perder a qualidade, tendo rotinas que ajudem os funcionários das outras áreas a serem mais eficientes e produtivos. Para isso, é preciso substituir tarefas repetitivas pela tecnologia, mas não só: também é necessário substituir métodos antigos de trabalho por outros menos burocráticos, além de terceirizar tarefas que não são essenciais.

Nas empresas em que o departamento pessoal é responsável pelo recrutamento e seleção, é possível otimizar bastante essa atividade. Não é necessário ler todos os currículos: é possível usar sistemas que fazem essa triagem a partir de palavras-chave, além de fazer ao menos as primeiras etapas do processo seletivo pela internet.

 

4. Gestão horizontal

Hierarquias rígidas têm perdido espaço nas empresas. Negócios que estão surgindo têm procurado adotar um modelo de gestão horizontal, onde os chefes convivem com os colaboradores. Nesse método, cada funcionário é responsável por suas entregas: não há microgerenciamento.

Mesmo para quem trabalha em um negócio mais tradicional, como um banco ou financeira, essa é uma tendência que vale a pena observar. É um método que exige bastante disciplina, mas que pode contribuir para o desenvolvimento e produtividade da equipe, além de melhorar o clima organizacional.

 

5. Automatização de processos

Com a tecnologia disponível, já possível reduzir as atividades operacionais realizadas pelo departamento pessoal, o que deixa o tempo livre para focar em atividades mais estratégicas. Por isso, a automação de processos é cada vez mais uma tendência.

Contar com a tecnologia é fundamental para isso. Sistemas de departamento pessoal permitem automatizar diversas ações, como folha ponto, folha de pagamento, pedido de férias, dentre outros. Tudo fica disponível em um sistema online, que pode ser consultado pelos colaboradores.

 

Controle efetivo da jornada de ponto

Um item que entra como um bônus é o controle efetivo da jornada de trabalho. Essa atividade, que é de atribuição do departamento pessoal, pode ser otimizada usando a tecnologia. Para isso, uma ferramenta de controle efetivo da jornada é uma ótima alternativa.

Com ela, é possível evitar o excesso de horas extras, por exemplo, que representam um custo alto para empresas. A solução funciona integrada ao seu software de ponto e, com ela, cada funcionário só pode iniciar seu trabalho em uma máquina após registrar o início da jornada no sistema. O mesmo acontece com intervalos. Quando a carga horária de trabalho termina, a máquina é bloqueada.

A ideia é promover um aproveitamento melhor das horas de trabalho, diminuindo a necessidade de fazer horas extras e, por consequência, as despesas da empresa. Também é bom para a equipe, que é mais produtiva nos horários em que deve trabalhar, garantindo o tempo de descanso e a qualidade de vida. Se você tem interesse em conhecer um software desse tipo, confira o Scua Logon. Clique aqui e saiba mais.

Esperamos que as dicas desse post ajudem você a transformar o seu departamento pessoal planejando 2019. Bom trabalho!

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Com ele, é possível restringir o acesso dos colaboradores à estação de trabalho de acordo com a carga horária determinada para cada usuário, de forma simples e automatizada.

Horas extras ou extensões de jornada serão aplicadas em um fluxo de aprovação automatizado e previamente autorizado pelo gestor. Simples e fácil.


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