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Planejamento estratégico, tático e operacional: saiba como transformar ideias em realidade no seu ambiente de trabalho

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Na vida pessoal e profissional, ter um dia planejado, com horários destinados a cada atividade, ajuda a aproveitar melhor o tempo e a ter uma visão de tudo o que você precisa fazer, concorda? Ainda que em maior escala, em uma empresa não é diferente: para que as áreas caminhem na mesma direção, buscando as metas que a organização quer alcançar, a palavra-chave é, também, planejamento.

Mas por onde começar? Um bom ponto de partida é dividir esse planejamento em três partes: estratégico, tático e operacional. São planos que têm prazos diferentes e envolvem colaboradores distintos, mas todos se complementam e influenciam no objetivo final da organização. Esse método funciona para empresas de todos os tamanhos, qualquer que seja a ferramenta utilizada. Vamos falar sobre cada um deles neste post.

Planejamento estratégico

A primeira etapa é o planejamento estratégico. É aqui que são estruturadas decisões de alta responsabilidade para a empresa. Por conta disso, o planejamento estratégico envolve a diretoria, os proprietários e outras pessoas de grande importância para o negócio. São definições de longo prazo, que podem ser feitas entre 5 e 10 anos.

Aqui, leva-se em consideração os fatores internos e externos à organização. Mas o que isso quer dizer? Internamente, é preciso que a empresa conheça a sua identidade, onde quer chegar. Ou seja, os famosos missão, visão e valores. Já os fatores externos incluem o cenário econômico, o mercado de atuação da empresa. Nesse sentido, a análise SWOT, em que são mapeadas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, pode ser utilizada.

Feito isso, será possível traçar metas e objetivos para a empresa. Mas, atenção. No planejamento estratégico não se costuma entrar em muitos detalhes, até porque seria difícil prever o futuro nesse longo período de tempo pelo qual as definições serão válidas. São objetivos estratégicos, por exemplo como a empresa pretende ser reconhecida no mercado, os custos que deseja reduzir. O melhor, em vez de incluir muitos detalhes já no início, é revisar esse planejamento de tempos em tempos para que ele não fique defasado.

Mais uma dica: na hora de escrever seu planejamento estratégico, use linguagem inspiradora. A ideia é que esse plano seja um norte que vai motivar os funcionários e dar a ideia de satisfação quando as metas forem alcançadas.

Agora veja algumas perguntas para responder nesta etapa:

  • O que nossa empresa faz?
  • Qual a nossa motivação para fazermos o que fazemos?
  • O que nós valorizamos?
  • Onde estamos e para onde queremos ir?

Planejamento tático

A segunda etapa é o planejamento tático, que tem foco no médio prazo e mais detalhes que a etapa anterior. Ainda assim, é objetivo e tem uma visão do todo. Se o planejamento estratégico abrange toda a empresa, o planejamento tático é separado entre as áreas do negócio, como se fosse uma decomposição do anterior. O período que o planejamento tático inclui é de 1 a 3 anos.

Pense no planejamento tático como um caminho do meio entre o estratégico e o operacional. Aqui são criadas as condições para que o que foi definido na estratégia possa ser executado. Participam dele pessoas que estão entre a diretoria e o operacional, como os gerentes.

Depois de feito esse planejamento, você terá objetivos táticos para cada uma das áreas — marketing, vendas, administrativo etc. Garantir que os clientes sejam respondidos em 24h pode ser um exemplo.

Nessa fase, responda perguntas como:

  • O que queremos fazer?
  • Temos condições de realizar esse plano?
  • Vale a pena investir tempo fazendo isso?
  • Tem possibilidade de funcionar?
  • Quando será realizado?

Planejamento operacional

Por fim, há o planejamento operacional, focado no curto prazo, com planos que abrangem de 3 a 6 meses. Aqui são definidas as ferramentas, processos e metodologias que a empresa vai usar para chegar aos objetivos traçados na estratégia e na tática. O resultado são planos de ação e cronogramas detalhados do que precisa ser feito. Ao contrário dos anteriores, toda a empresa pode ser envolvida no planejamento operacional.

Objetivos comuns que resultam dessa fase podem ser, por exemplo, implementar um programa de controle de qualidade, fazer parcerias com instituições de ensino para capacitar colaboradores, dentre outros.

Aqui, responda a questões como:

  • De que maneira fazer?
  • Quando deve ficar pronto?
  • Que ferramentas, equipamentos e pessoas são necessários para realizar a ação?

Por fim, a dica é não focar demais em nenhuma das etapas, mas sim manter o equilíbrio. Se focar demais na operação, a empresa ou a área podem virar apagadoras de incêndios. Já se der prioridade à estratégia, pode se distanciar da realidade, e assim por diante.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para ajudar você a se planejar para os próximos meses e anos. 

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