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Avaliação de Desempenho: 5 dicas para a gestão dos colaboradores

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Como você avalia o desempenho dos seus colaboradores? Sua empresa ainda não faz avaliações desse tipo?

Antes mais comum em empresas mais jovens, como as startups, na atualidade as avaliações de desempenho tornaram-se um instrumento de gestão valioso para empresas de todos os segmentos e tamanhos.  É por meio delas que os gestores reconhecem as competências dos colaboradores, de modo que é possível aprimorá-las e recompensar quem está fazendo um bom trabalho.

Neste post, trazemos 5 dicas de como fazer uma boa avaliação de desempenho dos seus colaboradores. Confira!

1. Conheça os diferentes tipos de avaliação de desempenho

Quem vai implementar um processo de avaliação de desempenho de colaborador pela primeira vez se depara com uma variedade enorme de opções. Um dos primeiros passos é escolher aquela que se encaixa na sua empresa. Por isso, pesquise, conheça e compare as opções existes. Autoavaliação, avaliação em grupo, envolvendo toda a equipe, avaliação pelo chefe, avaliação dos líderes e 360 são algumas das formas mais conhecidas.

2. Escolha o tipo de avaliação ideal para sua empresa

Depois de ler sobre os diferentes tipos de avaliação existentes, talvez você esteja se perguntando: qual o modelo ideal para a minha empresa? Para escolher o tipo de avaliação ideal para o seu caso, comece observando as características particulares do seu negócio. Não adianta, por exemplo, adotar uma avaliação flexível se você trabalha em um negócio tradicional e os colaboradores não estão preparados para lidar com essa forma de feedback.

3. Dê bons feedbacks

Na hora de colocar a avaliação de colaborador em prática, o melhor é dar bons feedbacks. Isso não significa, necessariamente, feedbacks positivos, mas sim aquele tipo de retorno que realmente ajudará a pessoa avaliada. Dar um bom feedback exige honestidade e transparência. E também é importante ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Coloque as cartas na mesa para chegar a uma avaliação verdadeira, que dará bons frutos e que não vá comprometer o desenvolvimento do funcionário. Seja justo e claro e foque em críticas construtivas, que acrescentem algo à carreira do colaborador. E lembre-se de evidenciar também os pontos positivos do trabalho realizado pelo funcionário!

4. Meça os resultados

Depois de ter realizado o processo de avaliação de desempenho de colaborador, o trabalho não para por aí.

Um dos principais objetivos dessa ferramenta de gestão é que a empresa tenha mais condições de detectar pontos de melhoria. Por isso, os resultados devem fomentar iniciativas. Isso é importante porque mostra aos colaboradores que a avaliação não foi em vão, fornecendo dados que vão basear novas práticas.

Aproveite também para avaliar o próprio processo de avaliação de desempenho, ouvindo dos colaboradores as opiniões sobre como foi conduzido. Dessa forma, é possível melhorar a avaliação do próximo mês, semestre ou ano.

5. Use um software de controle efetivo da jornada de trabalho

As ferramentas que você usa podem facilitar bastante o trabalho quando chega a época da avaliação de desempenho, fornecendo dados valiosos. Um software de controle de ponto já ajuda a saber quais funcionários são assíduos e pontuais. Mas é possível ir além, usando uma ferramenta para controle efetivo do cumprimento do horário estabelecido.

O LOGON, por exemplo, atua na autenticação dos colaboradores em suas estações de trabalho, controlando a jornada e restringindo o acesso ao horário previamente parametrizado. Tudo isso de forma automatizada, por meio de um sistema web e integrado ao sistema de controle de ponto vigente. Clique aqui e peça uma demonstração.

Esperamos ter trazido nesse post algumas dicas para ajudar na gestão dos seus colaboradores e na realização da avaliação de desempenho, um processo extremamente importante para a melhoria constante da empresa.

Bom trabalho!

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