tipos de controle de ponto

Conheça os diferentes tipos de controle de ponto

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A legislação brasileira exige que empresas com mais de 10 funcionários façam o controle da jornada de trabalho deles utilizando um sistema de ponto. Esse é um documento muito importante tanto para empregador quanto para empregado, uma vez que pode ser usado como base tanto para atividades rotineiras, como pagamento de salários e horas extras, quanto para questões mais sérias, como passivos trabalhistas.

Apesar da obrigação de controlar o ponto, a escolha do sistema que será utilizado fica por conta da empresa. Na hora de tomar essa decisão, é importante considerar o número de funcionários, o orçamento disponível, dentre outros itens. Neste post, falaremos sobre esses diferentes sistemas para que você conheça e decida qual o melhor para sua empresa.

Livro de ponto

Esse é um dos métodos mais antigos e baratos, e consiste em anotar as horas trabalhadas no papel mesmo. Para pequenas empresas e para colaboradores horistas, pode funcionar. No entanto, o controle das horas pode ser mais difícil no livro de ponto, pois pode haver rasuras e erros na hora fazer a contagem.

Nessa modalidade, tanto colaboradores quanto departamento pessoal têm mais trabalho braçal, já que é preciso preencher os papéis evitando rasuras e depois conferir tudo.

Relógio mecânico

O relógio mecânico, ou ponto cartográfico, também precisa de controle manual do departamento pessoal, que deve somar as horas de trabalho. Com componentes mecânicos ou eletrônicos, ele marca os horários de entrada, intervalo e saída do trabalho.

O funcionário usa um cartão de ponto, feito de papel, no qual marca a jornada de trabalho por quinzenas, nas partes da frente e de trás do papel.

Ao contrário do anterior, nesse tipo de controle de ponto o colaborador não tem como falsificar as anotações, porém é preciso que seja responsável e cumpra sempre o batimento do ponto.

Relativamente barato, esse sistema é o melhor para empresas que não querem gastar muito.

Crachá

Há algum tempo os crachás deixaram de ser utilizados somente para identificação e começaram a ser adotados também para o sistema de marcação de ponto. Esse tipo de acessório contém um chip que o identifica no sistema quando ele entra ou sai do trabalho. Costuma ser usado por empresas que têm muitos funcionários. A vantagem é que pode ser colocado nas catracas na entrada, de modo que é impossível trabalhar sem bater o ponto.

Um ponto negativo é o desgaste ou a quebra do cartão, que nesses casos precisa ser substituído.

Biometria

Mais moderno que o anterior, a biometria também facilita a marcação de ponto e é mais segura, já que um funcionário não pode fazer a marcação no lugar do outro. A leitura também pode ser feita à distância, com leitores de digitais, para quem trabalha home office.

Online

O ponto online é a opção mais moderna dessa lista. Com um sistema fácil de usar e que auxilia muito o trabalho do departamento pessoal, o ponto online possibilita acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores diariamente.

Além disso, também é vantajoso para os funcionários, que podem bater o ponto a partir de qualquer dispositivo, como computador ou celular.

Software de controle efetivo da jornada de trabalho

Além de tudo o que falamos aqui, existe um software que funciona integrado ao software de marcação de ponto da empresa, controlando a jornada dos funcionários.

A solução é vantajosa porque oferece ao empregador mais controle sobre a jornada de trabalho dos funcionários, o que reduz gastos com horas extras e passivos trabalhistas. Também é benéfico para a equipe, que é mais produtiva nos horários em que deve trabalhar, garantindo o tempo de descanso.

Um exemplo desse tipo de software é o Scua Logon. Com ele, cada funcionário só pode iniciar seu trabalho em uma máquina após registrar o início da jornada no sistema de ponto da sua empresa. O mesmo acontece com intervalos. Quando a carga horária de trabalho termina, a máquina é bloqueada.

Essa é uma forma de estimular um aproveitamento melhor das horas de trabalho, diminuindo a necessidade de fazer horas extras e, por consequência, as despesas da empresa.

Conheça mais sobre o Scua Logon.


Deixe uma resposta