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Como estimular seu colaborador a bater o ponto: 5 dicas simples

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Saber que será preciso bater ponto é algo que a maioria dos colaboradores não gosta de ouvir. Mudanças desse tipo podem, inclusive, enfrentar resistência dos funcionários. Mas não deveria ser assim. Afinal, a marcação de ponto não é benéfica só para a empresa, que tem mais controle das horas trabalhadas e evita problemas com a justiça trabalhista, mas também para os colaboradores, que podem conferir os cálculos feitos pelo empregador.

A boa notícia é que ideias distorcidas, como a de que a adoção do ponto pode implicar em microgerenciamento, podem ser superadas com algumas ações simples e gratuitas. Neste post, mostramos como o Departamento Pessoal pode estimular os colaboradores a baterem o ponto.

 

1. Explique os motivos

Adotar o ponto obrigatório e comunicar a mudança de forma vertical aos colaboradores pode ser um tiro no pé. Melhor é explicar os motivos pelo qual será necessário registrar a entrada e a saída do trabalho a partir de então.

Se a sua empresa tomou a decisão por questões trabalhistas, deixe isso claro aos colaboradores. Muita gente desconhece que empresas com mais de 10 funcionários CLT são obrigadas por lei a adotarem o controle da jornada, por exemplo. Explicar sobre a legislação pode despertar o sentimento de colaboração entre os funcionários.

Uma maneira de fazer isso é enviando um email ou PDF para o time, com linguagem amigável e compreensível. Além disso, coloque o Departamento Pessoal à disposição para tirar as dúvidas que forem surgindo.

 

2. Mostre como o controle de ponto funciona

Se você adotou uma ferramenta de marcação de ponto, certamente escolheu entre as várias opções disponíveis no mercado. Mas, qualquer que tenha sido a opção vencedora, é importante ensinar os funcionários como fazerem isso, mesmo porque, caso eles não entendam como a ferramenta funciona, podem acabar desestimulados.

Se a escolha foi um ponto biométrico, faça um treinamento e registre as digitais da equipe. Se o escolhido foi um aplicativo, crie um tutorial em vídeo mostrando as funcionalidades e como fazer de forma simples. Seja didático e, mais uma vez, mostre abertura do Departamento Pessoal para tirar dúvidas!

 

3. Apresente as vantagens

Deixe claro que não é só a empresa quem sai ganhando, mas também os colaboradores. Mostre que o sistema de ponto traz segurança para o controle da jornada e a possibilidade de acompanhar o tempo trabalhado e as horas extras realizadas. Se a ferramenta de ponto é digital, o colaborador também consegue acompanhar os horários de entrada e saída da empresa.

Dessa forma, o funcionário pode visualizar seu banco de horas e tem os dados à disposição caso precise contestar os cálculos da empresa. Vale deixar claro que bater o ponto trará mais confiança e transparência para a relação entre empresa e funcionário.

 

4. Crie lembretes

No início, pode ser que o colaborador esqueça de fazer a marcação do ponto. Por isso que enviar lembretes pode ajudar. Alguns softwares já permitem enviar esse tipo de comunicado, para facilitar o trabalho do Departamento Pessoal.

A legislação diz que, quando o funcionário não registra o ponto, a empresa não pode marcar o dia como falta. No entanto, quando esse comportamento é recorrente, pode acarretar em advertências e ser classificada como indisciplina. Deixar isso claro, em tom informativo, não de ameaça, pode ser um estímulo extra!

 

5. Adote uma ferramenta de controle efetivo da jornada de trabalho

Para quem quer ir além e adotar uma ferramenta que ajude a estimular os colaboradores a baterem o ponto, nossa dica é a ferramenta de controle efetivo da jornada de trabalho.

O software de controle efetivo da jornada de trabalho funciona integrado ao software de marcação de ponto da sua empresa, controlando a jornada de trabalho dos funcionários. A solução é vantajosa porque oferece ao empregador mais controle sobre a jornada de trabalho dos funcionários, o que reduz gastos com horas extras e passivos trabalhistas. Também é benéfico para a equipe, que é mais produtiva nos horários em que deve trabalhar, garantindo o tempo de descanso.

Um exemplo desse tipo de software é o Scua Logon. Com ele, cada funcionário só pode iniciar seu trabalho em uma máquina após registrar o início da jornada no sistema de ponto da sua empresa. O mesmo acontece com intervalos. Quando a carga horária de trabalho termina, a máquina é bloqueada.

Essa é uma forma de estimular um aproveitamento melhor das horas de trabalho, diminuindo a necessidade de fazer horas extras e, por consequência, as despesas da empresa.

Conheça mais sobre o Scua Logon.

Por fim, lembre-se: o melhor é investir em uma relação de transparência com seus colaboradores e tratá-los com respeito na adoção da nova ferramenta de marcação de ponto.

E você, tem alguma dica para facilitar essa transição? Deixe-a nos comentários e bom trabalho!


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