home office para empresas

Home office para empresas: prós e contras de trabalhar em casa, do ponto de vista do departamento pessoal

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O home office já é uma realidade no mundo do trabalho brasileiro, tanto é que a reforma trabalhista, em vigor desde 2017, já inclui essa modalidade em seu texto — na legislação, ela é chamada de teletrabalho (home office para empresas).

Do ponto de vista dos colaboradores, o home office divide opiniões: para alguns, trabalhar sem sair de casa é uma possibilidade de ficar mais perto da família, evitar o trânsito e ganhar independência. Outros preferem se deslocar até o escritório, que oferece infraestrutura, horários definidos e socialização. Mas e para a empresa, o que será mais vantajoso?

A resposta para essa pergunta não é objetiva: depende de uma série de fatores que variam de empresa para empresa, de colaborador para colaborador. Neste post, trazemos alguns prós e contras do trabalho home office para você avaliar.

Prós do home office para empresas

Menos custos com infraestrutura

Manter um escritório funcionando requer muitos custos com infraestrutura: limpeza, café, internet de alta velocidade, computadores, aluguel do espaço físico, luz, água são alguns dos custos que empresários enfrentam para manter um escritório tradicional em operação. Cada colaborador que trabalha de casa significa uma redução desses custos.

Atração e retenção de talentos

Para muitos trabalhadores, passar o dia em casa é sinônimo de qualidade de vida, tempo passado perto do cônjuge, dos filhos, dos bichinhos de estimação. Por isso, o home office pode se traduzir muitas vezes em funcionários mais felizes.

Além disso, muita gente recusa ofertas de emprego presenciais para não mudar de cidade. Outros colaboradores acabam mudando de trabalho quando encontram uma possibilidade de emprego remoto. Para a empresa que perde colaboradores, essa alta rotatividade pode custar caro, já que vai ser preciso recrutar e treinar pessoas novas. Por isso, oferecer a possibilidade de home office pode ser uma forma de atração e retenção de talentos.

Ganho de produtividade

Algumas pessoas funcionam melhor em horários pouco convencionais, como durante a madrugada. Também tem quem prefira o silêncio de trabalhar sozinho, interagindo somente quando necessário pela internet. Para a empresa que libera o home office a esses colaboradores, o resultado é o ganho de produtividade.

Contras do home office para empresas

Perda de produtividade

Se há quem prefira trabalhar de casa, também tem quem não abra mão do escritório. É que ter uma rotina definida e trabalhar em horário comercial funciona melhor para algumas pessoas. Para quem tem filhos, por exemplo, a rotina pode ser interrompida frequentemente. Para elas, o home office pode significar perda de produtividade, afetando o cotidiano da empresa. Como é difícil acompanhar de perto o funcionário, uma ideia é focar nas entregas e não no tempo trabalhado.

Funcionários estressados

Delimitar os horário de trabalho, descanso e lazer pode ser difícil. Quem não consegue impor esses limites acaba se estressando por trabalhar demais. O problema para a empresa é que funcionários estressados são pouco produtivos e podem acabar deixando o emprego. Por isso, ao implementar o trabalho home office, é preciso uma conscientização sobre produtividade nas horas de trabalho para garantir o tempo de descanso e de lazer.

Times pouco colaborativos

O trabalho home office diminui a possibilidade de troca de ideias e experiências com os colegas, o que pode servir para isolar o funcionário, afinal, mesmo com a internet, não existe a naturalidade de uma conversa cara a cara. É uma falta de interação que também pode tornar os times menos colaborativos, prejudicando a empresa.

Procuramos mostrar no post alguns dos principais prós e contras de implementar o home office em sua empresa. Antes disso é importante verificar se há interesse dos colaboradores, se o trabalho pode ser realizado a distância e fazer as adaptações necessárias. A empresa também precisa estar atenta à legislação específica para esse tipo de trabalho.

Para ler mais sobre o assunto, confira os posts:

Controle da jornada de trabalho

Para além do trabalho remoto, controlar a jornada de trabalho é um desafio enfrentado por muitas empresas. Por isso, contar com um software de controle efetivo da jornada de trabalho pode fazer muita diferença.

Esse tipo de ferramenta funciona integrada ao software de marcação de ponto da sua empresa, controlando a jornada de trabalho dos funcionários. A solução é vantajosa porque oferece ao empregador mais controle sobre a jornada de trabalho dos funcionários, o que reduz gastos com horas extras e passivos trabalhistas. Também é benéfico para a equipe, que é mais produtiva nos horários em que deve trabalhar, garantindo o tempo de descanso.

Um exemplo desse tipo de software é o Scua Logon. Com ele, cada funcionário só pode iniciar seu trabalho em uma máquina após registrar o início da jornada no sistema de ponto da sua empresa. O mesmo acontece com intervalos. Quando a carga horária de trabalho termina, a máquina é bloqueada.

Essa é uma forma de estimular um aproveitamento melhor das horas de trabalho, diminuindo a necessidade de fazer horas extras e, por consequência, as despesas da empresa.

Conheça mais sobre o Scua Logon.

Conheça também nosso eBook sobre Home Office na perspectiva do departamento pessoal.

Clique aqui e baixe agora gratuitamente.

Link para eBook "HOME OFFICE: GUIA PARA O DEPARTAMENTO PESSOAL"

Clique na imagem acima e faça, agora, o download do seu.


Deixe uma resposta